segunda-feira, 21 de agosto de 2017
Home / Artigos / O poder da compra de cartas

O poder da compra de cartas

post draw cards

Comprar cartas extras é sempre uma ótima coisa. Em jogos de cartas a seguinte máxima pode ser aplicada: “ninguém nunca irá comprar cartas suficientes”.

Em muitos jogos de cartas, comprar mais cartas vai dar acesso a mais jogadas, aumentando assim a quantidade de jogadas que podem ser feitas para responder a uma ameaça do seu adversário. Esse é considerado um conceito fundamental para se tornar um jogador melhor. Entretanto a mecânica da compra de cartas precisa ser analisada em seu total contexto. Os designers de Hearthstone impuseram dois grandes limites para a mecânica da compra de cartas: tamanho de mão limitada e fadiga.

Em Hearthstone um jogador não pode ter mais do que 10 cartas em sua mão. Se tentar comprar mais uma carta com uma mão já cheia resultará na destruição da carta comprada. Isso pode até soar como algo banal pois se você usar o pensamento que você estará jogando apenas uma carta por turno. Entretanto, quando você começa introduzir certas combinações de cartas tanto em Ranqueadas e Arenas (Urubu Faminto + Soltem os Cães) você estará destruindo suas próprias cartas inadvertidamente.

O outro resultado de comprar muitas cartas é a fadiga. A fadiga simplesmente estipula que se você utilizar todas as 30 cartas do seu deck e tentar comprar uma carta, o seu herói sofrerá dano. Essa mecânica foi desenhada para limitar o tempo das partidas e não deixar que elas ocorram por horas. Se cada carta que você jogou o seu adversário trocou uma por uma, a situação chegará ao ponto que nenhum dos dois não terá nada a fazer a não ser utilizar o poder heroico. Chegando a esse ponto os dois jogadores começarão a tomar dano de fadiga até que um deles perderá a partida.

Dado o fato que o número de Cristais de Mana que um jogador pode utilizar geralmente é sempre o mesmo, as cartas adicionais na mão de um jogador oferecem a ele uma maior variedade de jogadas. Em um deck de Combo, deck de Tempo ou até mesmo um deck de Arena a quantidade de cartas que você compra irá lhe ajudar a fazer com que seu deck funcione propriamente. Decks de Combo precisam de várias cartas que quando utilizadas em conjunto concedem a você uma condição de vitória, por isso a compra de cartas adicional ajudará a você a juntar todas as peças do seu combo e reduzirá o efeito da sorte. Decks de Tempo utilizam cartas específicas tanto no início da partida quanto no meio da partida buscando ter o máximo impacto nessas fases do jogo. Esse estilo de jogo requer uma grande quantidade de opções para que se consiga fazer a maior pressão possível na mesa.

A compra de cartas é especialmente importante quando falamos de decks de Arena especificamente. Como resultado da fase de construção de deck, tende a existir uma grande variedade entre o poder de cartas que lhe foi dado de opção. Priorizando então lacaios ou feitiços que aumentem a sua compra de cartas, o jogador aumenta suas chances de comprar as cartas mais fortes para pode utilizá-las nos momentos certos.

NoviceEngineer
Quando estamos falando de compra de cartas não podemos deixar de falar da Engenheira Novata e trago ela para discussão pelo fato dessa carta ter sofrido um nerf em sua Vida e tendo o seu valor muito discutido ultimamente. Antes de você sair por aí trocando todas as suas Engenheiras por Acumulador de Tesouros ou o Nat Pagle, sinto-me obrigado a expor meu ponto de vista que pouco foi mudado no efeito que buscamos nessa carta. A Engenheira Novata não é uma carta que é jogada como uma ameaça, mas sim como um feitiço que custa 2 de mana para comprar uma carta, que efetivamente faz com que um jogador utilize um deck de 28 cartas ao invés de 30. Enquanto o Acumulador de Tesouros e o Nat Pagle dão ao jogador a oportunidade de comprar uma carta pelo custo de 2 de mana, e eles fazem isso a uma velocidade bem mais lenta que a Engenheira. E como resultado eles não são ideais para um deck de Tempo, especialmente se você estiver a procura de uma resposta IMEDIATA para uma ameaça ainda NESTE turno, como uma Bagata ou Polimorfia.

No início deste artigo eu falei que o lado negativo de se comprar muitas cartas está embutido na mecânica do jogo. E como resultado, se o seu deck é feito para comprar cartas adicionais você não pode fazer simples trocas de cartas. Porque você terá um grupo de cartas com o efeito específico de comprar cartas adicionais para você e ter assim uma maior opção de ameaças e se você estiver trocando uma carta por simplesmente uma de seu adversário, você ficará sem cartas antes do seu oponente. O que levará você a derrota.

Tendo tudo isso comentado no artigo, nos leva então a seguinte pergunta: Qual a quantidade correta de cartas que possuem o efeito da compra de cartas que devo ter no meu deck? Essa é uma decisão difícil que permite a jogadores testarem e mostrarem suas habilidades na criação de decks. Para mim pessoalmente, eu prefiro ter 4 cartas com essa função em meus decks mais lentos e alguma coisa em torno de 10/12 em decks de Combo e Agressivos.

Quantas você tende a ter por deck? Você prefere comprar a carta adicional durante o seu turno, ou através da mecânica do Último Suspiro? Para completar existem muitas cartas que contemplam esse estilo de jogo como o Draco do Crepúsculo e Gigante da Montanha.

Utilize esse conhecimento na montagem dos seus decks e lembrem-se a compra de cartas é extremamente importante, mas cuidado para não se dar mal por falta de cartas!

Fonte: iHearthu

Sobre Bruno

Veja Também...

A arte do Mulligan

Então, o que significa Mulligan? O termo é original do Golf, que se refere a …

Substitutos das Lendárias

Em um mundo perfeito nós todos teríamos todas as cartas de Hearthstone. Todas seriam douradas. …