sábado, 22 de julho de 2017
Home / Notícias / Bate-papo ao pé da lareira – Cards dourados com Jon Briggs

Bate-papo ao pé da lareira – Cards dourados com Jon Briggs

YO5X62XA95JS1424917059982

Se você quer impressionar o adversário no Hearthstone com classe e estilo, acrescente alguns cards dourados à sua coleção! Cards dourados são o item colecionável mais cobiçado de Hearthstone, graças às animações únicas e bordas douradas. Não importa se você obteve esses raros cards dourados dos pacotes ou se os criou com seu suado Pó Arcano: esses cards brilhantes são cobiçados e colecionados por muitos, e cada um conta uma história.

A criação, conceitualização e integração dos cards dourados partiu de um grupo de desenvolvedores talentosos na equipe do Hearthstone: Becca Anel, Kyle Harrison e Jon Briggs. No bate-papo ao pé da lareira de hoje, nós nos sentamos com Jon Briggs para contar como surgem essas belezinhas.

Opa, tudo bom? Meu nome é Jon Briggs e eu trabalho com o Hearthstone desde 2011. Comecei como primeiro líder de projeto assistente na equipe de controle de qualidade antes de começar a trabalhar nos protótipos e na criação dos cards dourados. Fui responsável pela animação da maioria dos cards dourados de Goblins vs Gnomos.

Tudo o que reluz

A criação de um card dourado é um processo em duas partes. Primeiro, eu uso a função “mask” do Photoshop e depois crio os efeitos visuais extras no card. Uso as “máscaras” criadas para “mostrar” onde um efeito vai aparecer no card dourado.

GoldenCards_HS_PilotedShredder_CK_500x333.jpg

Essa é a máscara do Retalhador Guiado. O azul indica onde a lâmina do retalhador vai girar, o círculo cinza é onde o braço mecânico vai para cima e para baixo, o vermelho é onde eu quero o efeito dos destroços saindo das lâminas e o verde é onde eu quero que apareçam a fumaça e a distorção.

Cada card azul pode ter até quatro camadas, o que significa que eu posso criar e aplicar até 4 efeitos por card. Por causa disso, é muito importante aproveitar ao máximo cada camada para que sua visão seja transmitida ao jogador. Por exemplo, o efeito de fumaça também funcionou como efeito de fogo queimando nos olhos e boca do retalhador.

PERIGO: PARTES MÓVEIS

GoldenCards_HS_GoblinAutoBarber_CK_500x333.jpg

Quando trabalho nas animações douradas para os cards, tenho que “pintar por fora” aspectos da arte básica e animar esses aspectos independentemente. A tecnologia para animar certos aspectos teve um avanço significativo desde o lançamento do Hearthstone. Quando fazemos animações para cards como Autobarbeiro Goblínico, temos que garantir que o visual fique fantástico e funcione para todas as plataformas. Precisamos ter certeza de que dá para ter um tabuleiro cheio de lacaios dourados, uma mão cheia de cards dourados, dois retratos de herói e poderes heroicos, e tudo funcionar bem.

Um verdadeiro baú do tesouro!

Havia mais de 120 cards novos em Goblins vs Gnomos, e isso sem contar lacaios “token”, como os Robombas. Cada lacaio token e card teve que ganhar uma versão dourada. Nos dois meses que levou para criar os cards dourados para Goblins vs Gnomos, eu criei entre 3 e 4 cards por dia. O tempo que levou para criar cada card dependeu de o card ter alguma parte animada ou não.

DunemaulShaman_HS_GIF_CK_165x207.gifToda noite, antes de ir para casa, eu me acostumei a escolher os 3 ou 4 cards nos quais iria trabalhar no dia seguinte. Com alguns cards, eu não tinha ainda certeza do que faria para que ficassem épicos, então eles iam ficando para depois, até que um dia só restou um card. No caso, a honra de ser o último card dourado do Goblins vs Gnomos foi do Xamã Dunamalho. E não é que ele acabou ficando fantástico? A tempestade se abatendo sobre ele, o vapor subindo do corpo e a água a seus pés criaram uma animação muito legal.

Quem merece o tratamento de 24 quilates?

AntiqueHealBot_HS_GIF_CK_165x207.gifDecidir quando usar animações nos cards dourados do Goblins vs Gnomos deu trabalho. Queríamos animar a arte do card de um jeito que acrescentasse à experiência visual mas não chamasse toda a atenção. É o que fazem animações pequenas como a turbina giratória da Máquina Voadora, a lâmina serrilhada do Jaganata de Ferro e a poção de vida balançante do Robô de Cura Vintage.

Um dos maiores desafios que temos ao criar um card dourado para o Hearthstone é saber como fazer uma arte estática ficar maneira. Se a imagem não tiver um efeito brilhante qualquer para ser animado, você precisa criar efeitos interessantes para ela.

KingOfBeasts_HS_GIF_CK_165x207.gifO Rei das Feras é um bom exemplo. Esse card tem um leão sentado calmamente no chão. Como tornar um leão descansando interessante? Eu privilegiei a ambientação: adicionei o brilho pulsante das tochas atrás dele, uma juba ondulante e um pouco de pó e palha voando no chão.

Com os cards dourados, sempre queremos contar uma história. Pode ser algo visualmente simples, como vincular com mais evidência a arte à função do card, ou pegar a arte básica e tentar descrever o que aconteceria em seguida, como se a arte estivesse viva.

Felcannon_HS_GIF_CK_165x207.gifO Canhão Vil é um bom exemplo de função unida à arte. Seu movimento motorizado é idêntico ao do modelo usado em World of Warcraft. Manter a coesão entre World of Warcraft e Hearthstone fez o card ficar bem mais autêntico.

Gahzrilla_HS_GIF_CK_178x207.gifEmbora seja importante ater-se à história de Warcraft na hora de criar cards dourados, às vezes é preciso fazer algumas alterações para que o efeito fique realmente bom. Por exemplo, quando os jogadores encontram Gahz’rilla no World of Warcraft, ele tem um sopro gelado azul, mas o azul não se destacava bem contra o céu e os outros tons da arte do card. Então decidi trocar o efeito azul do sopro para um sopro laranja quente e usei as camadas extra para criar um efeito bem bacana de tempestade de areia ao redor de Gahz’rilla.

SneedsOldShredder_HS_GIF_CK_178x207.gifÀs vezes a gente se diverte bastante com os efeitos do card. O Velho Retalhador do Sneed é um bom exemplo do saborzinho extra do Hearthstone num card. O Diretor de Jogo Eric Dodds e o Diretor de Produção Jason Chayes queriam acrescentar lasers ao Velho Retalhador de Sneed. Absolutamente fantástico. Quem não gosta de um retalhador com olhos de raio laser?

Foi bem divertido criar as versões douradas dos cards que produzem lacaios “token” ao ser usados. Uma vez que os robombas do Dr. Cabum sempre entram em cena dos lados direito e esquerdo do Dr. Cabum, quisemos garantir que algum aspecto dos cards dourados unificasse o tema. Nós acrescentamos o mesmo relâmpago da versão dourada do Dr. Cabum aos Robombas.

BoomBot_HS_GIF_CK_165x207.gifDrBoom_HS_GIF_CK_178x207.gifBoomBot_HS_GIF_CK_165x207.gif

Nem tudo que reluz estoura

Nem tudo o que testamos funcionou na hora de criar cards dourados para o Goblins vs Gnomos. Ao criar efeitos dourados, tínhamos que prestar atenção nas implicações que poderiam surgir de nossas escolhas de design. Faria sentido ter bastante fumaça nos cards de Ladino, mas talvez isso fosse criar confusão com a fumaça do efeito Furtividade. O mesmo vale para cards com o termo “Enfurecer”. O vermelho é a cor mais associada à raiva, mas muito vermelho na versão dourada de um card com Enfurecer sugeria que o card estava enfurecido, quando na verdade não estava!

Às vezes a gente se empolga com certos efeitos. Exageramos na baba em alguns cards, que chamamos de “tecnologia de baba” aqui no escritório. Eu também ouvi poucas e boas por conta da minha paixão por folhas nos cards dourados de Ladino do conjunto clássico.

NobleSacrifice_HS_GIF_CK_250x330.gifAlguns efeitos são divertidos em teoria, mas não funcionam na prática. Sacrifício Nobre tinha um lacaio animado pulando do lado esquerdo do retrato do lacaio para o direito, como se ele estivesse pulando na frente do feitiço. Infelizmente o lacaio continuava até sair de quadro e, no tabuleiro, restava apenas um espaço vazio onde devia ficar o retrato do lacaio. Ficava esquisito quando o lacaio do Sacrifício Nobre sobrevivia ao feitiço.

Shadowboxer-Fast_HS_GIF_CK_165x207.gifAlgumas animações pareciam bacanas no papel, mas acabaram sendo muito rápidas e estavam atraindo demais a atenção. Por exemplo, o Boxeador das Sombras e o Autobarbeiro Goblínico eram 400% mais rápidos do que agora!

Vale quanto pesa

Os mecanoides de Goblins vs Gnomos nos deram muitas oportunidades de animar partes mecanizadas, como serras e catracas. Os cards dourados fizeram muitos progressos no Hearthstone, e nós continuamos a melhorar essa tecnologia ao longo do tempo.

Os cards dourados não seriam possíveis sem a arte incrível criada pelos artistas talentosos que trabalham no Hearthstone. Esperamos que vocês tenham gostado dessa olhada no processo de criação dos cards dourados e se divirtam com os cards dourados tanto quanto a gente!

Fonte: Hearthstone™

Sobre Bruno

Veja Também...

Temporada Ranqueada de Dezembro 2015 de Hearthstone® – Xamã Esmagador

A temporada oficial de dezembro de Jogo Ranqueado de Hearthstone já está disponível – e …

Temporada Ranqueada de Novembro 2015 de Hearthstone® – Mapa do Explorador – Termina em Breve!

A temporada de Novembro de 2015 – Mapa do Explorador, termina no fim do mês, …